Reino Fungi
Os fungos têm núcleo organizado e incluem diversos tipos de organismo, com formas e tamanhos muito variados. Não possuem clorofila e por isso não fabricam o próprio alimento. Dessa forma, dependem de alimento do ambiente. Não podemos dizer, entretanto, que os fungos comem, mas sim que absorvem alimento do meio e depois o utilizam como fonte de energia. Os fungos crescem em lugares úmidos, como troncos de árvores caídos e restos de vegetais, estrume de animais, frutas apodrecidas. São fungos os cogumelos, as orelhas-de-pau, os bolores e as leveduras.
Importância dos fungos
Muitos fungos são importantes direta ou indiretamente para os seres vivos.
Os fungos e as bactérias participam, como decompositores, da reposição de substâncias ao ambiente.
Graças ao lêvedo, um fungo microscópico, é que cresce a massa de pão, deixando-a cheia de buraquinhos. Esses buraquinhos são formados pelo gás carbônico que o lêvedo produz quando fermenta a massa. Fermentação é o processo energético que não necessita de gás oxigênio para acontecer.
Os lêvedos também são usados para a fabricação de bebidas alcoólicas.
Muitos queijos têm seu sabor especial graças ao uso de certos fungos. O Penicillium roqueforti e o Penicillium camemberti, por exemplo, são necessários na fabricação dos queijos Roquefort e Camembert, respectivamente.
Quando uma roupa é guardada em um armário, depois de algum tempo, pode aparecer com manchas esbranquiçadas, principalmente se o armário não tiver ventilação. O que causa esses fenômenos é um fungo. O bolor ou mofo, que precisa de muita umidade. Por isso uma roupa não pode ser guardada úmida.