ERP´S
Optar pela alternativa errada pode ser catastrófico para uma organização, devido a isso é necessário que a empresa planeje suas ações antecipadamente.
Rezende (2003) afirma que “o planejamento estratégico é fundamental para a sobrevivência das organizações que estão preocupadas com sua inteligência empresarial ou organizacional”. A tecnologia de informação é essencial para as empresas. Audy e Brodbeck (2003) afirmam: “atualmente não faz mais sentido discutir se a T.I. é estratégica ou não, sendo a questão deslocada para como utilizar a T.I de forma alinhada à estratégia organizacional”. É fundamental o planejamento da TI antes de sua utilização para evitar que a organização corra riscos desnecessários, pois o uso crescente da TI, ao mesmo tempo em que potencializa a capacidade das organizações em obter, manter ou combater vantagens competitivas, também eleva os riscos de gestão inerentes a qualquer tipo de decisão e ação. (Mc GAUGHEY, SYNDER e CARR, 1994 apud REZENDE, 2003).
O uso de ferramentas computacionais e métodos para gerenciar informações são de extrema importância, a integração entre os sistemas faz com que numa mesma tela ou relatório possa se obter o conhecimento de todas as áreas da empresa. E essas informações podem reduzir o custo de produção, diminuir o tempo de resposta ao mercado ou agilizar e incrementar as vendas.
Neste contexto veremos agora como cada sistema ou método se encaixa dentro das necessidades e desafios de uma organização.
Enterprise Resource Planning – ERP
O ERP é um sistema operacional de uma empresa, semelhante ao que é o sistema operacional Windows para as operações internas de um escritório.
(KALOTA; ROBINSON, 2001 apud O`BRIEN; 2004). O´Brien complementa dizendo que o ERP, é um sistema interfuncional que atua como uma estrutura para integrar e automatizar muitos dos processos de negócios. Mattos (2005) coloca que os sistemas integrados recebem o nome de ERP (enterprise