ATIVIDADE DO FILME "O TRIUNFO"
No filme: "O Triunfo" a razão de ser professor é vista quando se tem desafios e se percebe que não são o que as crianças fazem ou dizem que serão os motivos de desistir de lecionar. Acreditar nas pessoas e no que elas têm de melhor é o que faz com que o professor se torne educador, mestre e exemplo. O jovem professor protagonista da história é impaciente, porém talentoso, deixa sua casa na zona rural da Carolina do Norte para se aventurar a dar aulas nas escolas de Nova York. Enquanto luta para manter seu otimismo ao se defrontar com um obstáculo após o outro, ele desistirá de tudo para retornar à sua casa frustrado ou realizará sua ambição e transformará o futuro de alguns dos mais difíceis e vulneráveis garotos da cidade?
O filme O Triunfo (2006) relata os desafios epistemológicos, sociais, estruturais e até ecológicos da relação professor-aluno. O filme é baseado na vida de Ron Clark (1994), um professor bem sucedido na Carolina do Norte (EUA), que parte para novos desafios e vai dar aulas no Harlem, em Nova York, Estados Unidos. A primeira barreira que o professor tem que vencer é a disputa pelo cargo, que, conforme visto no filme não é fácil e deixa muitos pelo meio do caminho. Trazendo para a nossa realidade, lutar contra as regras do diretor e as normas da instituição que nem sempre são das mais pedagógica. Depois as resistências dos próprios alunos que, muitas vezes, não possuem noções de limites, direitos e deveres.
A cena inicial do filme mostra Ron Clark em seu primeiro dia de aula tirando um garoto do cesto de lixo, castigo que recebera por ser "incapaz de aprender". Clark apresenta-se, diz seu nome e demonstra que ela é capaz de aprender pedindo-a para repetir seu nome. Todos nós precisamos de motivação e o aprendizado deve ser o mais aproximado possível da "realidade" ou do "sonho" de cada um, de cada uma. A cada vitória um reconhecimento. Isso ajuda a elevar a auto-estima. A "vibração" é muito