casal em destaque
1.Introdução
Toda substância contem um conjunto único de propriedades, as quais são analisadas para identificá-la e distingui-la das demais substancias. Algumas propriedades não dependem da quantidade de matéria analisada, a exemplo da temperatura, ponto de ebulição e densidade. Essas são denominadas intensivas. Existem também as propriedades que se relacionam com a quantidade da amostra, como massa e volume, e são chamadas de extensivas.
No experimento realizado, foram medidos a massa e o volume de dez amostras de metal, sendo cinco de cobre e cinco de ferro, com o objetivo de se encontrar a densidade de cada elemento. Como toda medição está sujeita a algum tipo de erro, podendo ser este devido a um erro em alguma etapa do experimento ou na inexatidão do equipamento utilizado ou ainda por uma causa aleatória, os resultados encontrados nem sempre conferem os dados da literatura oficial. Surge então a idéia de exatidão e precisão, sendo a primeira relacionada à aproximação do valor obtido com o valor verdadeiro e a segunda, ao equilíbrio das medidas entre si.
Assim, considerando a teoria de erros, calculou-se a densidade das substancias através da relação massa e volume, as quais são diretamente proporcionais, o que mantém a densidade constante, confirmando a propriedade intensiva característica da mesma.
2.Propriedades tóxicas dos compostos usados
O ferro é citotóxico e pode ser letal afetando quase todos os órgãos, sendo considerado um ‘veneno’ sistêmico intracelular. A absorção de ferro é normalmente regulada de modo a evitar a acumulação deste no organismo porque não há nenhum mecanismo fisiológico que consiga eliminar o excesso de ferro no corpo. A toxicidade aguda está associada à ingestão de elevadas quantidades de ferro e ao contrário do que acontece na toxicidade crônica, à qual não existem sintomas óbvios associados, a intoxicação aguda por ingestão (é a mais frequente) inclui numerosos sintomas que aparecem progressiva e