Os principais problemas que emergem no casamento
O presente trabalho tem como objetivo conhecer os principais problemas vivenciados por casais, por meio do estudo bibliográfico e da pesquisa de campo, para posteriormente trazer a contribuição da Abordagem Sistêmica para os conflitos enfrentados no relacionamento conjugal.
JUSTIFICATIVA O tema deste pré-projeto de pesquisa é justificado pelo interesse da pesquisadora, desde os primeiros momentos da graduação, para se compreender a dinâmica do casamento na atualidade e por que, mesmo com juras de amor eterno, tantos casais, com relativamente pouco tempo de casamento, não suportaram o tempo de convivência e entraram no “tortuoso” caminho do divórcio. É fato que o sonho do casamento perfeito permeia a imaginação de incontáveis pessoas, basta lembrar os dois bilhões de espectadores, em todo mundo, que assistiram ao casamento do príncipe da Inglaterra Willian com sua noiva Kate Middleton, uma vez que a cerimônia trouxe para a realidade o tão sonhado conto de fadas. Podemos ainda afirmar que o casamento constitui-se um ideal presente em várias sociedades. Encontrar o par ideal com quem irá dividir uma vida inteira com cumplicidade, companheirismo, compreensão, amor, paixão, e tantos outros sentimentos positivos ligados à esfera emocional, permeiam o imaginário popular. Tais crenças são reforçadas por livros de historia românticas, bem como filmes, e contos de fada (Bela Adormecida, Cinderela, Branca de Neve, Rapunzel, dentre outros) em que o amor dura para sempre e o casal permanece feliz “até que a morte os separe”.
Uma rica literatura aborda o tema amor, tal qual como O Banquete de Platão que contempla um celebre dialogo entre Sócrates e seus amigos na casa de Agatao, onde Fedro propõe que cada um dos participantes faça um discurso sobre o conceito do amor. O Banquete é um dos diálogos mais ricos de Platão, tratando-se de uma narrativa, onde são expostos vários discursos de louvor e celebração ao Amor. Podemos também citar Shakespeare, Dante e tantos