RERB 1
CURSO DE PSICOLOGIA
NOME DO ALUNO;
COMPREENSÃO E CRÍTICA SOBRE A QUESTÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL
CAMPINAS
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
ARTIGO 3
REPORTAGEM 6
MÚSICA 8
FILME 10
CONCLUSÃO 12
BIBLIOGRAFIA 14
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre a desigualdade étnico-racial no Brasil, mais concretamente o impacto cultural sofrido pelo índio desde o surgimento da sociedade brasileira. O objetivo deste trabalho é expressar o pensamento crítico e compreensão do grupo mediante as questões étnico-raciais no Brasil.
Está organizado em 4 partes. Na parte 1, será abordado o artigo de Elisa Frühauf Garcia “Projeto Pombalino”. Na parte 2 será abordada uma reportagem do Jornal Correio Popular Campinas com o título: “Novas Maneiras de Racismo Emergem”. Na parte 3, será abordada a música “Ruas da Cidade” escrita por Lô Borges e Márcio Borges e interpretada por Milton Nascimento. E por fim na parte 4, será abordado o filme “Xingu” (2012) produzido e dirigido por Cao Hamburger. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica, enriquecida com o conhecimento adquirido em classe.
ARTIGO
Em meados do século XVIII, o ministro Sebastião Carvalho e Melo, marquês de Pombal, elaborou uma série de medidas visando integrar as populações indígenas da América a sociedade colonial portuguesa. O Diretório tinha como objetivo principal a completa integração dos índios a sociedade portuguesa, buscando não apenas o fim das discriminações sobre estes, projetava um futuro no qual não seria possível distinguir uns dos outros em todos os aspectos, com isso os índios não tinham nenhum tipo de liberdade, eram obrigados a vivenciar situações completamente diferentes a qual estavam acostumados.
Enfatizava ainda a necessidade da realização de casamentos mistos, assim como ordenava que os filhos gerados nestas uniões fossem mais capacitados que os colonos