O P NDULO SIMPLES
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL II
Relatório Experimental apresentado como requisito parcial avaliativo no aproveitamento da disciplina de Física Teórica e Experimental
II ao Profo.M.Sc. Fábio Rodrigues.
EXPERIMENTO I: O PÊNDULO SIMPLES
ITABUNA - BAHIA
2012
Sumário
1. Introdução
2. Metodologia: materiais e métodos
3. Resultados
4. Conclusão
1.1 Introdução
Algumas situações do cotidiano , como uma bola de demolição presa ao cabo de um guindaste ou uma criança sentada em um balanço podem ser consideradas pêndulos simples. Uma das aplicações dos pêndulos simples é a determinação da aceleração da gravidade. esse trabalho mostra de modo experimental a elaboração do estudo do processo
Pretende-se implementar uma montagem experimental que permita fazer o estudo do movimento periódico de um pêndulo simples para determinar a função período x comprimento de um pendulo simples e determinar através desta a aceleração da gravidade.
2.1 Objetivos da Prática
A experiência consistiu em saber o período do pendulo em dez oscilações.
Na primeira experiência utilizou-se um fio com extensão de 67cm até a massa de latão de peso desprezível, foi medido 3 oscilações de amplitudes diferentes.
1 – 10cm de amplitude: período 1,63 segundos em 10 oscilações
2 – 15cm de amplitude: Período 1,64 segundos em 10 oscilações
3 – 20cm de amplitude: Período 1,62 segundos em 10 oscilações
Na segunda experiência utilizou-se um fio de 66,4 de extensão até a massa de silicone de peso também desprezível, foi medido 3 oscilações de amplitudes diferentes.
1 – 10cm de amplitude: Período 1,64 segundos em 10 oscilações
2 – 15cm de amplitude: