Rel Torio P Ndulo Simples
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Aluno:
Turma:
Professor: Marcelo Chiapparini
Objetivo Nesta experiência utilizamos um pêndulo para medir o tempo que uma certa massa gasta por período de oscilação com o objetivo de encontrar uma relação entre o período e o comprimento. Além de observar as variações do período e amenizar os erros de medição.
Introdução
O experimento de pêndulo simples consiste em um peso de massa m suspenso por um fio inextensível que se encontra preso a uma haste ou ponto fixo. Quando este peso é levado de seu ponto inicial (Ɵ=0) para um segundo ponto com uma certa angulação (Ɵ>0), e abandonado, o peso faz um movimento oscilatório de forma que é possível observar seu período a partir de um certo comprimento de fio.
Procedimento experimental Material utilizado: - 2 hastes de metal - 1 peso de massa m - 1 linha de 100 cm (comprimento do peso à extremidade do pêndulo) - 1 base para o pêndulo - 1 rosca - 2 porcas - 1 cronômetro
Esquema experimental:
(Fonte: Google imagens).
Procedimento
Montado o pêndulo, utilizamos um fio de comprimento L (que somado com o comprimento do peso chega perto de 100cm) preso na haste de ferro. Depois, o peso foi pendurado do outro lado da linha como especificado no esquema experimental. É levantado o peso ate uma determinada altura com uma angulação Ɵ entre o fio e a haste, e era abandonado o peso. Marcamos o tempo (período) e repetimos esse processo 10 vezes.
Análise de dados
Como você deve ter notado, o valor obtido para o período nas diversas medidas varia muito mais que o erro instrumental atribuído à medida. Isso ocorre pois não é apenas o instrumento de medida que influencia no resultado da mesma. A medida do período do pêndulo sofre influência de diversos fatores, que estão fora do nosso controle. Alguns exemplos:
- O mecanismo de