RELAT RIO DE P NDULO SIMPLES
Recife, 2015.
Universidade Católica de Pernambuco
Centro de Ciência e Tecnologia
Bacharelado em Engenharia Civil
Disciplina: Física II
Professor: Francisco Almeida
Alunos: Bruno Carlos de O. Souza; Gabriel Caldas do Amaral; André Pinheiro.
INTRODUÇÃO
Os movimentos de oscilação são aqueles que se repetem em intervalos regulares ou indefinidamente. As oscilações desempenham um papel fundamental em todos os ramos da física (mecânica, óptica, acústica, etc.).
Um tipo importante desses movimentos é o pêndulo simples, que consiste em um sistema idealizado composto por um fio leve e inextensível de comprimento L. Sua extremidade superior fica fixada a um ponto que permite sua livre oscilação, na extremidade inferior uma massa m é presa.
Quando esse corpo é retirado de sua posição de equilíbrio e depois solto, passa a oscilar em um plano vertical, a força restauradora acontece sob a ação da gravidade. O esquema das forças em um pêndulo simples pode ser observado na figura, a seguir:
Como pôde ser observado, além da ação da força da gravidade, também existe a força tração T do fio. A equação que representa a força restauradora se dá por: (1)
Onde m é a massa, g é a aceleração da gravidade e F é a força restauradora, lembrando que o sinal negativo indica a restauração.
Além disso, temos ainda que o período de uma oscilação depende apenas do comprimento do fio e da aceleração da gravidade, como pode ser observado na equação a seguir:
(2)
Onde L é o comprimento do fio, g é a aceleração da gravidade e T é o período.
PROCEDIMENTO
Antes de iniciar experimento, montou-se um sistema utilizando uma esfera presa a um suporte por um fio, no qual, a cada medida aumentava-se o seu comprimento L de forma a medir seu período T.
Com um cronômetro, mediu-se o tempo de 10 oscilações e dividiu-se o por 10 o resultado e depois foi escrito em uma tabela. O procedimento foi