Relat Rio I P Ndulo Simples I F Sica Experimental II
Curso de Engenharia Civil
Disciplina de Física Experimental II
Profº Ruy Guilherme Castro de Almeida
Atividade experimental 1: Pêndulo Simples I
Data da Atividade: 05.03.2015
Aluno: Renato Borges Pereira
Matrícula: 26089474
TURMA: 3ENN2
Belém – PA
2015
INTRODUÇÃO
Em Mecânica, um pêndulo simples é um instrumento ou uma montagem que consiste num objeto que oscila em torno de um ponto fixo. O braço executa movimentos alternados em torno da posição central, chamada posição de equilíbrio. O pêndulo é muito utilizado em estudos da força peso e do movimento oscilatório.
A descoberta da periodicidade do movimento pendular foi feita por Galileu Galilei. O movimento de um pêndulo simples envolve basicamente uma grandeza chamada período (simbolizada por T): é o intervalo de tempo que o objeto leva para percorrer toda a trajetória (ou seja, retornar a sua posição original de lançamento, uma vez que o movimento pendular é periódico). Derivada dessa grandeza existe a frequência (f), numericamente igual ao inverso do período (f = 1 / T), e que, portanto se caracteriza pelo número de vezes (ciclos) que o objeto percorre a trajetória pendular num intervalo de tempo específico. A unidade da frequência no SI (Sistema Internacional de Unidades) é o Hertz (Hz), equivalente a um ciclo por segundo (1/s).
OBJETIVO DA ATIVIDADE
Determinar a aceleração da gravidade média local utilizando um pêndulo simples.
MATERIAIS UTILIZADOS
Régua centimetrada. (Imagem I)
Cronometro digital. (Imagem II)
Conjunto de mecânica. (imagem III)
Pendulo de fio. (Imagem IV)
Peso de metal de massa m. (Imagem V)
*Materiais disponíveis para visualização na tabela de imagens situada na ultima página.
RESUMO TEÓRICO
Um pêndulo simples consiste de um fio leve e inextensível (que não estica) de comprimento L, tendo na sua extremidade inferior, por exemplo, um peso de massa m, a extremidade superior é fixa em um ponto,