Relat rio 2 P ndulo Simples e Determina o da Gravidade Nota 8
Faculdade de Ciência Aplicadas
Curso de Engenharia de Manufatura e Engenharia de Produção
Disciplina: Física Experimental II
Prática:
Experimento 2
Data de Entrega do Relatório: 10042015
Pêndulo Simples e Determinação da Gravidade Componentes do grupo:
Bruno H. M. Pacolla RA:159633
Filipe Silveira RA:155383
Milena de Góes Himeno RA:156781
Laura Sanges de Queiroz RA:159817
Lucas Mateo Cardoso RA: 156382
Objetivos
O experimento tem por objetivos a determinação das variáveis que podem alterar o período de um pendulo simples, tal como utilizar o pendulo para calcular o valor da aceleração da gravidade.
Resumo
No experimento foram realizadas medições para concluir quais variáveis alteram o período no movimento pendular simples. As variáveis estudadas foram o comprimento do fio, a massa e o ângulo.
A primeira etapa consistia em demonstrar a influência de tais variáveis. A equação 1 que relaciona tais variáveis só se aplica para pequenas oscilações, no experimento foram utilizados ângulos menores do que 15º. Os erros considerados se referem a incerteza do reflexo humano na operação do cronômetro e dos aparelhos durante as medições.
(equação 1), Na segunda etapa do experimento foi possível calcular a gravidade no local onde foi desenvolvida a atividade através do comprimento utilizado no pêndulo e os respectivos períodos.
Tais dados se relacionam seguindo a equação 1, e após analise através dos gráficos e utilização de recursos como a linearização foi possível obter resultados a serem comparados com a teoria.
Teoria
Um pêndulo simples é composto por um corpo de massa m e um fio inextensível de massa desprezível, tendo este uma extremidade fixa. Quando a outra extremidade é retirada da posição de repouso, e então solta, iniciase um movimento de oscilação harmônico, que é regido pela componente tangencial da força peso do sistema (P.sen θ), como ilustrado