trabalho serviço social
SERVIÇO SOCIAL
ITUMBIARA
OUTUBRO / 2014
SERVIÇO SOCIAL ALUNA: 3310255244475Trabalho Solicitado Pelos Professores ROSANE, SERGIO, WILSON E ADIR, nas disciplinas de Fundamentos, Sociologia, Ciências Políticas e Filosofia, 1° e 2° Semestre Flex. Curso Serviço Social.
00Trabalho Solicitado Pelos Professores ROSANE, SERGIO, WILSON E ADIR, nas disciplinas de Fundamentos, Sociologia, Ciências Políticas e Filosofia, 1° e 2° Semestre Flex. Curso Serviço Social.
ITUMBIARA / GO
OUTUBRO / 2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho trata de mostrar uma comparação da divisão social do trabalho, as relações familiares na contemporaneidade e mulher, mercado de trabalho e as configurações familiares do século XX entre as ideias dos autores Emile Durkheim e Karl Marx, e suas relações. Mostrando como define o objeto de estudo de cada teoria, bem como o estabelecimento do método para seu estudo, apresentando as principais ideias defendidas pelas mesmas 1. A Divisão Social do Trabalho: O que determina a existência de uma sociedade são as relações sociais de produção nos diversos níveis de desenvolvimento das forças produtivas, ou seja, como os homens em determinado momento histórico se organizam para produzir, gerando assim a sua historicidade.
2. As Relações familiares na contemporaneidade: No mundo contemporâneo, a família deixou de ser ‘unidade de produção’ para assumir o papel de ‘unidade de consumo’ proveniente, principalmente, pela perda do sentido da tradição. Por conta disso, o amor, o casamento, a família, a sexualidade e o trabalho antes vividos por meio de papéis pré-estabelecidos passam a ser concebidos como parte de um projeto em que a individualidade prevalece e adquire cada vez mais importância social e implicações nas relações familiares.
3. Mulher, mercado de trabalho e as configurações familiares do Século XX: A mulher ocupa um lugar fundamental, através do papel da maternidade o qual se