Vida Sustentável
Com o crescimento da perspectiva de desenvolvimento sustentável, cidadãos e governos têm se preocupado cada vez mais com temas como coleta seletiva, reciclagem, redução do consumo, uso de energias renováveis e melhoria da qualidade de vida nas cidades.
Lixo verde
A gestão integrada de resíduos sólidos como saída para implementar os sistemas de limpeza pública, se dá através da identificação de soluções etecnologias adaptadas às realidades locais para alcançar o ideal sustentávelde reduzir a produção de lixo e reutilizar e reciclar o que já foi gerado. Outra necessidade é tornar acessível a toda a população o depósito adequado e o tratamento saudável de dejetos. Soluções como coleta seletiva e compostagem devem entrar na agenda de todas as cidades brasileiras.
Produtos sustentáveis
O mercado de produtos sustentáveis ainda engatinha, mas já existeminiciativas de certificação que estimulam a produção. Uma das formas deidentificação são os Selos Verdes, como o selo Procel para eletrodomésticose eletrônicos, o FSC para madeiras e papéis e o SustentaX, para produtos eserviços sustentáveis. Na área de orgânicos existem o IBD e EcoCert.Já existe um Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC), feito com componenteshidráulicos ou placas de PVC encontrados em lojas de material deconstrução. Foi desenvolvido pela ONG brasileira Sociedade do Sol – quedisponibiliza gratuitamente o passo-a-passo no seu site.
Prédios verdes
No Brasil já existem experiências para viabilizar habitações e prédiossustentáveis. Em outubro de 2009 já existiam quatro espaços com acertificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed) no país.
O “selo verde” leva em conta o empreendimento desde a sua construção edeve atender seis requisitos básicos: localização; uso racional de água ede energia; qualidade do ar e de luz no interior; uso de material reciclado ecertificado; e inovação.
Cerca de 80 edifícios verdes enfrentaram na fila de espera para obter oLeed