Qualidade de vida e Desenvolvimento sustentável
RESUMO:
A definição do que é qualidade de vida para si, é uma questão bastante subjetiva, mesmo tendo fatores comuns quando abordada de forma coletiva. Neste sentido, a avaliação da qualidade de vida de uma população é um tema significativamente relativo, visto que, algo que pode ser de boa qualidade a uma pessoa, pode ser de péssima qualidade para outra. Quando se examina os recursos disponíveis e a capacidade de uma população de satisfazer suas necessidades, por exemplo, na área da saúde, com postos e hospitais com bom atendimento; na área da educação com escolas bem equipadas e professores bem capacitados, com água potável na torneira diariamente, transporte coletivo rápido e confortável, etc. Por isso, a qualidade de vida de uma pessoa não pode nem deve ser limitada somente ao fato de ela residir no ambiente urbano ou somente no ambiente rural. Ambos possuem vantagens e desvantagens que podem ser consideradas como significativas para uns e passarem despercebidas para outros. Cabe ao cidadão, independentemente de residir na área urbana ou na área rural, cobrar os seus direitos aos governantes que elegeu, pois a partir das políticas públicas é que surgem as mudanças necessárias para uma melhor qualidade de vida.
Palavras - chave: Qualidade de vida, Sustentabilidade, Rural, Urbano.
1. INTRODUÇÃO
A definição do que é qualidade de vida para si próprio, é uma questão bastante subjetiva, mesmo tendo fatores comuns quando abordada de forma coletiva.
Um dos fatores que difere o que é qualidade de vida para as pessoas, é o seu grau de escolaridade, pois o que pode ser um indicador de qualidade vida para uma pessoa de classe mais baixa, pode não passar de bem indesejável ou supérfluo para um individuo de maior poder aquisitivo, por exemplo. O sonho de consumo de um trabalhador pode ser a compra de uma motocicleta, para ele pode ser um indicativo de maior status social, ou de