Adasd
Sistemas ERP – Enterprise Resources Planning
Aula 17 Profª. Kívia Gomes
Sistemas ERP: A grande estrutura onde se encaixam diferentes lógicas De MRP a MRP II a ERP
MRP II nasceu a partir do MRP. Módulos agregados ao MRP:
Programação-mestre de produção (MPS); Cálculo grosseiro de capacidade (RCCP); Cálculo detalhado de necessidade de capacidade (CRP); Controle de fábrica (SFC); Sales & Operations Planning (S&OP).
ERP (“Planejamento de Recursos do Empreendimento”):
Aos módulos de manufatura foram agregados os módulos fiscal, contábil, RH, gestão de transporte, vendas/previsão, entre outros.
Disciplina: Planejamento e Controle da Produção II
2
Sistemas ERP: A grande estrutura onde se encaixam diferentes lógicas Estado da arte dos sistemas ERP disponíveis no mercado
Adaptação dos módulos dos sistemas ERP às empresas brasileiras. Avaliação do custo/benefício na aquisição de um sistema ERP.
Uma só grande base de dados corporativa
A medida e o escopo de adoção das soluções ERP são uma decisão estratégica. A tendência parece indicar que as estruturas dos ERP’s serão usadas pelas empresas como as fundações (a grande base de dados corporativa para apoio à tomada de decisão, principalmente, operacional) dos sistemas de informação das empresas.
Disciplina: Planejamento e Controle da Produção II
3
Sistemas ERP: A grande estrutura onde se encaixam diferentes lógicas Evolução Histórica ´60 Bill of materials automatizada Evolução dos computadores
BOM
´70
MRP - Material Requirements Planning MRPII - Manufacturing Resource Planning
MRP BOM MRPII MRP BOM
´80
ERP
´90
ERP - Enterprise Resource Planning
MRPII MRP BOM
Disciplina: Planejamento e Controle da Produção II
4
Módulos hoje disponíveis na maioria dos “ERP’s” Hoje, embora com diferenças de nomenclatura, os ERP’s mais avançados possuem módulos integrados que abrangem o seguinte escopo:
1) Módulos relacionados Management; a