Introdução ao erp s&op
FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA
Introdução ao ERP e S&OP
Alunos: André A. Belli Fernando Abbade João Elói O. Fritz Mauricio Gerotto
Docente: Prof.ª Iris Bento
Junho de 2012
1)Enterprise resource planning (ERP)
De acordo com Souza (2000) os sistemas ERP (Enterprise Resources Planning), ou Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, surgiram como ferramenta de tecnologia de informação alternativa aos antigos sistemas informatizados desenvolvidos para atender necessidades pontuais dos departamentos ou áreas funcionais das organizações. As vantagens desse sistema está em eliminar a necessidade de manter diferentes sistema computacionais, com isso duplica os esforços e possibilita à disseminação da informação em tempo real, eliminando os custos e melhorando o processo de tomada de decisão.
O ERP tem o poder de suportar todas as necessidades de informação para a tomada de decisões de uma organização. A sigla em inglês significa Enterprise Resource Planing no qual a tradução é “Planejamento dos recursos da organização”.(CORREA, GIANESI e CAON; 2001). Alguns exemplos de ERP nacionais e internacionais nas mais variadas organizações são: SAP/R3, BANN4, Oracle Applications, BPCS, Primasi, People Soft, JDEdwards, MFG/Pro, RM Sistemas, Microsoft Dynamics AX entre outros.
A atividade de gestão de estoque é essencial para as empresas que buscam serem competitivas em mercados com cada vez mais concorrência. Com o ERP podemos juntar as informações necessárias para a atividade de gestão de estoque, por meio da integração das áreas funcionais da empresa, os sistemas ERP trazem a possibilidade das companhias visualizarem suas operações como um todo. (KRAJEWSKI et al. , 2009).
De acordo com Lozinsky (1996) apud Souza (2000), a utilização do ERP traz os seguintes benefícios: redução dos custos, disponibilização da informações em tempo real, redução de mão de