Case gol
1 GERENCIAMENTO DO PROJETO
Para entendermos o gerenciamento de projetos precisamos entender o conceito de projetos. De acordo com Hubbard (1993, p.131-142 apud Maximiano, 1997, p. 24) “projetos são orientados para metas ou objetivos e definidos pelos objetivos operacionais ou técnicos que se pretende atingir. São tarefas específicas, singulares, complexas finitas e com recursos limitados”, porém vale ressaltar que, conforme Maximiano (1997), nem todas as atividades precisam ser entendidas e tratadas como projetos dentro de uma organização, pois projetos envolvem objetivos singulares e não repetitivos, ou seja, tem início, meio e fim programados e se difere das atividades de rotina por tratar do problema de forma mais complexa e especifica.
O autor ainda menciona que o projeto tem um ciclo que de vida que passa por quatro etapas: a preparação, a estruturação, o desenvolvimento e preparação e o encerramento. A preparação é a fase inicial onde é definido o objetivo do projeto a se iniciar, ou ainda, a seleção do tema e a definição do problema. A estruturação é a fase em que é feito o levantamento dos recursos, dos meios e o detalhamento das atividades para a elaboração do projeto pretendido. No desenvolvimento e implementação o projeto começa a ser realizado e implementado. E por fim, o encerramento é a fase final do projeto quando este chega ao término, porém muitas vezes há atividades que ainda precisam ser realizadas como, por exemplo, treinamento, manutenção, etc.
Quanto ao conceito de gestão, que podemos assimilar a administração, vem a ser, de acordo com Caravantes et. al. (2005, p.385), “o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais”.
Podemos dizer então que gestão ou administração do projeto é o ponto chave para o sucesso