Case GOL
1 ) Ambiente de Marketing
POLITICA
ECONÔMICA
SOCIAL
TECNOLÓGICAS
Instabilidade política no oriente médio
Tendência a desregulamentação do setor
Aumento da cotação do dólar, interferindo diretamente sobre o preço do petróleo e do combustível
Alto preço dos seguros
Excesso de oferta
Baixo crescimento do PIB
Baixa renda da população
Cultura na utilização de outros meios de transportes mais comuns
Perfil dos passageiros
Aeronaves antigas
Sistema pouco informatizado
2) CINCO FORÇAS DE PORTER
Novos entrantes:
O modelo de concessão adotado pelo governo beneficiou bastante as empresas setor na medida em que “protegeu” o mercado contra a invasão das empresas estrangeiras. Com isso a entrada de novos player principalmente os estrangeiros, não ocorreu.
Rivalidade entre os concorrentes:
Mesmo em mercados maduros a demanda pelos serviços de transporte aéreo é crescente. A queda dos preços das tarifas e o surgimento de empresa “low cost – low fare” fez com que a rivalidade se intensificasse, principalmente no que tange a redução de custos e a melhora dos serviços. O preço ainda é o mais importante fator que define a compra no setor. Com isso as empresas estão investindo pesado na diferenciação.e reduzindo suas margens de lucro.
Poder de barganha dos compradores:
A redução do crescimento do PIB tem grande influencia sobre os compradores dos serviços prestado pelas empresas aéreas. Com a queda do volume dos negócios, muitos executivos e empresários deixam de viajar e acabam derrubando a ocupação dos vôos. Esses corresponde a grande maioria dos compradores. Da mesma forma famílias deixam de viajar em férias e também contribuem para a queda da ocupação. Com isso as empresas reduzem significativamente sua margem de lucro, já que necessitam pagar seus custos de operação e acabam com isso aumentando o valor das passagens, com isso retraindo ainda mais a