e social
O eSocial é um programa do governo federal que tenta consolidar o envio de informações pelo empregador (pessoa física e jurídica) em relação aos seus empregados. A ideia inicial é unir todas as obrigações trabalhistas (MTE, Previdência Social, Receita Federal, INSS e Caixa Econômica) em um só lugar, agrupando informações, ex:
•Apresentação de declarações
•Preenchimento de guias
•Escrituração de livros
•Cadastro geral de empregados e desempregados (Caged)
•Declaração de imposto de renda retido na fonte (Dirf)
•Formulários virtuais No cenário atual, o empregador envia dados sobre seus empregados para diversos órgãos/agências do governo, de forma despadronizada, gerando maior índice de erro e ineficiência.
Mesmo com a implementação do eSocial, a legislação continuará a mesma. O que muda é a forma de controle e fiscalização desses processos. Para a pequena empresa, o eSocial representa apenas uma mudança de uma burocracia que hoje já existe em papel, para uma burocracia eletrônica.
O e-social é uma parte integrante de um grande projeto do governo. Este projeto iniciou-se com a parte fiscal e contabil, onde houveram grandes mudanças e transformações no que tange toda a cadeia produtiva e comercial.Com este projeto, alem de criar mecanismo de controle para a não sonegaçao fiscal, o Governo, ainda, conseguiu “fechar” empresas que trabalhavam sonegando impostos, ou seja, de alguma maneira, vendia produtos e/ou serviços sem os devidos tributos declarados. E, por um outro lado, conseguiu fazer com que as empresas que trabavam com seriedade, conseguisse seu destaque e sim uma concorrencia “mais” leal.
Contudo, este o e-social, que visa controlar itens pertinentes ao trabalhador, bem como dados trabalhistas, laborais, entre outros, tem como objetivo principal um controle único sobre, hoje, as diversas informações atraves da obrigações, diárias, mensais ou até mesmo as anuais. Assim, além do