d.joao V
Nasceu em Lisboa, no Palácio da Ribeira, em 22 de outubro de 1689 e morreu em Lisboa em 31 de julho de 1750, estando sepultado em São Vicente de Fora. Foi jurado príncipe herdeiro em 1 de dezembro de 1697 e tornou-se o 24º Rei de Portugal em 9 de dezembro de 1706. Morto seu irmão mais velho, do mesmo nome, em 30 de agosto de 1688, tinha apenas um mês de vida quando foi proclamado Príncipe Herdeiro em ato solene na presença da Corte, e por morte de seu pai, em Dezembro de 1706, subiu ao Trono, solenemente aclamado no dia 1 de janeiro de 1707. Em 1696 fora armado por seu pai Cavaleiro da Ordem de Cristo. No Anno Historico, do padre Francisco de Santa Maria neves, vol. I, pág. 12 e seguintes, vem uma descrição minuciosa desta cerimónia e das festas.
Batismo de D. João V[editar]
Foi batizado no dia 19 de novembro de 1689 na Capela Real, pelo Arcebispo de Lisboa e capelão-mor D. Luís de Sousa, mais os bispos de Coimbra (D. João de Melo), da Guarda (D. Frei Luís da Silva), do Algarve (D. Simão da Gama) e do Porto (D. João de Sousa).
Padrinho foi seu avô materno, Filipe Guilherme de Neuburgo, Eleitor do Palatinato do Sacro Império, por procuração passada ao Cardeal D. Veríssimo de Lencastre, Inquisidor-Geral dos Reinos de Portugal e Algarves; madrinha, a sua irmã mais velha, D. Isabel Luísa Josefa, Princesa da Beira, com sua procuração passada a Nuno de Mendonça, Conde de Vale dos Reis, Conselheiro de Estado e Presidente do Conselho Ultramarino. Levou-o à pia nos braços o 1.º Duque de Cadaval D. Nuno Álvares Pereira