expressoes da questao social
1 INTRODUÇÃO 03
2 DESENVOLVIMENTO 04
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 08
4 REFERÊNCIAS 09
1 INTRODUÇÃO Determinações teóricas no campo da história circunscrevem o que se entendem pela expressão “questão social”, para a qual se registram compreensões diferenciadas e atribuições de sentido muito diversas. Sob este marco, direcionamos nosso foco de estudo e análise crítica à questão social e suas mais diversas expressões presentes na sociedade brasileira.
O presente trabalho tem como principal objetivo refletir criticamente sobre as refrações da questão social no passado extrapolando no contexto da atualidade. Em síntese, esse estudo serve de base para o entendimento das questões sociais hoje, e para a compreensão das políticas de enfrentamento que possuímos na atualidade.
Nesse contexto, esse estudo proporciona, assim, subsídios para poder discutir com propriedade sobre o tema proposto, contudo não irá esgotar o assunto aqui; ao contrário, o conteúdo é tão amplo e tão complexo que necessitamos de muito mais pesquisa e nosso papel será o de mediador do conhecimento e fomentador pela busca do saber mais.
No que se refere aos aspectos metodológicos, realizamos em nosso estudo uma vasta pesquisa bibliográfica buscando identificar autores e informações pertinentes ao tema aqui tratado. Para tanto, nos reportamos a livros, artigos, dissertações, dentre outras fontes de pesquisa, encontradas em bibliotecas ou na Internet.
2 DESENVOLVIMENTO
Quando falamos em questão social não estamos abordando nenhum tema recente ou algo novo. O surgimento da questão social está inserido em um contexto histórico ligado a uma gama de relações, mas especificamente trabalhistas. Relações contraditórias, desiguais e que geraram mudanças na realidade social da época onde estava inserida. Assim, pode-se compreender que a questão