CLAUSEWITZ
* Elementos mais relevantes 0. Soltos 1. Definições 2. Objetivo 3. Natureza 4. Ataque/Defesa 5. Centro de gravidade 6. Trindade da guerra 7. Tipos de Guerra 8. Atmosfera da guerra 9. Ações recíprocas
0. Soltos
- Fog da guerra: Não há como saber tudo sobre a guerra no momento em que ela acontece.
- A teoria de Clausewitz só se aplicava a Estados modernos, com todo o aparato necessário para se enquadrar na categoria de Estados que seguem os preceitos iluministas, ou seja, entre as chamadas “nações civilizadas”.
- Com o livro, Clausewitz pretendia teorizar sobre a guerra em sua forma universal e oferecer sua obra ao Estado prussiano como um mecanismo reformador dos exércitos.
- Background: Clausewitz foi criado em uma cultura regimental (desde os 12 anos); era um junker e oficial de regimento prussiano que vivenciou as guerras napoleônicas, e a partir de suas observações perante às mesmas teorizou sobre o fenômeno da guerra, registrados em Da Guerra.
- A força é o meio que dispõe a guerra
1. Definições
- Primeiramente, Clausewitz define a guerra como “um duelo em vasta escala” – uma colisão de forças cujo objetivo é fazer com que o adversário ceda às vontades do outro de maneira que não o faria em outra ocasião.
- Guerra como a continuação da política por outros meios (e o único meio de fazer a guerra é através da violência).
2. Objetivo
- O objetivo da guerra é fazer com que o adversário se submeta às vontades do oponente. (finalidade: vitória)
- Para vencer uma guerra deve-se desarmar o inimigo.
- O objetivo da guerra sempre será, segundo Clausewitz, um objetivo político (porque a guerra é a continuação da política) – o propósito da guerra é o objetivo político.
3. Natureza
- A natureza da guerra é subordinada do instrumento político.
- A guerra é parte, instrumento e é a política que determina seu caráter.
- A guerra possui uma natureza dupla: • Objetiva: elemento universal (que não muda)