Ergonomia
GRUPO 1
JAMYLLE, AMANDA , HISLÂNDIA
Introdução
Nas últimas décadas, estudos vêm demonstrando preocupação com a ocupação dos trabalhadores em seu ambiente de trabalho e como este processo pode causar doenças. Nesse sentido, com objetivo de contribuir para melhoria das necessidades humanas no trabalho, surge a ergonomia, estudo da relação entre o homem e o ambiente de trabalho, incluindo métodos, instrumentos e a organização do trabalho.
Conceito
É a ciência que estuda a adaptação do posto de trabalho ao homem, bem como a forma das ferramentas de acordo com a sua função.
Ergonomia Ciência aplicada a facilitar o trabalho executado pelo homem. O nome Ergonomia deriva-se de duas palavras gregas: ERGOS (trabalho) e NOMOS (leis, normas e regras). É, portanto uma ciência que pesquisa, estuda, desenvolve e aplica regras e normas a fim de organizar o trabalho, tornando esse último compatível com as características físicas e psíquicas do ser humano.
Objetivo
Possibilitar o conforto ao indivíduo e proporcionar a prevenção de acidentes e do aparecimento de patologias específicas para determinado tipo de trabalho.
Homem- Físico, Psíquico, sexo, idade.
Máquina- Equipamentos, Ferramentas, Instalações.
Ambiente- Temperatura, Ruído, Iluminação, Gases.
Organização- Horário, Turnos, Equipes.
Objetivo principal é adaptar o trabalho ao homem (Não o contrário)
O papel do Tec. Enfermagem do
Trabalho
O técnico de enfermagem do trabalho pode desempenhar o seu papel propondo melhorias ergonômicas, identificando os fatores de risco dentro da empresa e realizando medidas de intervenção.
Identificam os fatores de riscos ergonômicos sugerem ações de vigilância através da investigação do processo e da organização do trabalho.
As normas regulamentadoras devem ser usadas como referência para regular as condições de trabalho e prevenir os riscos a saúde do trabalhador.