ETICA CLAUSEWITZ
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
TRABALHO DE ÉTICA
Resenha do capítulo 1 do livro “Da Guerra” de Clausewitz
Luiza Mendes Dias Serra
Turma XIII de Relações Internacionais (noturno)
Câmpus de Franca
2015
Clausewitz nasceu no ano de 1780. Quando novo, teve participação em exércitos prussianos na tomada à França, tendo o primeiro contato com o combate dos revolucionários. Em Kriegsakademie, a escola militar de Berlim, estudou Kant e se tornou pupilo do general chefe de estado do exército prussiano. Clausewitz foi preso, então, pelos franceses. Sob o serviço do Czar, ajudou nas negociações de formação de aliança entre Rússia, Prússia e Reino Unido, que culminou no exílio de Napoleão Bonaparte. Foi promovido a major-general e nomeado diretor da escola militar situada em Berlim. Entre 1818 e 1830, iniciou as reflexões a despeito da guerra, as quais se findaram em 1831 por sua morte devido à cólera. Sua obra veio a ser publicada após seu falecimento, por sua esposa.
Apesar de ser de certa forma uma espécie de fragmento, a obra “Da Guerra” não possui de forma alguma sua importância ou papel reduzidos. O general afirmou antes de seu óbito que “mesmo incompleta, a obra pode provocar uma revolução na teoria da guerra”. Pode –se resumir, de alguma maneira a temática do livro com a seguinte frase: “A guerra é a continuação da política por outros meios”. Ele diz que a guerra é um ato de violência destinado a forçar o adversário a se submeter àquilo que deseja se impor, e, consequentemente a rivalidade fará com que as batalhas atinjam seus extremos.
Em um primeiro momento, apresenta a definição do conceito bélico: “a guerra é pois um ato de violência destinado a forçar o adversário a submeter-se à nossa vontade” (CLAUSEWITZ, Carl, pag. 7) e, através dos artifícios das artes e força física, busca submeter o inimigo aos desejos. Sua maior vontade é torná-los incapazes de uma plausível e quase que