C Lulas Tronco
(Ou células mãe, células estaminais)
INTRODUÇÃO
As células-tronco são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a duas células semelhantes às progenitoras. O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico, conforme descoberta de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Wake Forest.
DESENVOLVIMENTO
O que são células tronco?
Elas são células, que conseguem se multiplicar e se diferenciar nos mais variados tecidos do corpo humano (sangue, ossos, nervos, músculos, etc.). Em uma visão mais simples, podemos descrevê-las como “coringas”: peças novas que podem substituir peças defeituosas, isso porque elas se transformam em qualquer célula do organismo ou se fundem a uma célula doente, tornando-a saudável.
Onde se encontram?
Em vários tecidos do organismo como: Sangue do cordão umbilical, no próprio cordão umbilical, no líquido amniótico, na medula óssea, na gordura, nos dentes, no interior de alguns órgãos, sangue periférico, etc. É no sangue do cordão umbilical que facilmente conseguimos captar grande número de células tronco, e com o grande diferencial que são “virgens”, não causam rejeição, ou seja sem nenhuma interferência por fatores externos.
Reações Religiosas
A doutrina da Igreja Católica condena o uso das células-tronco embrionárias porque essas técnicas muitas vezes envolvem a destruição de embriões humanos, considerado uma forma de assassinato gravemente pecaminoso pela Igreja Católica. A Igreja apoia o uso de células-tronco adultas, que são células obtidas com o consentimento de alguém e sem pôr em causa a vida do doador, afirmando que é um campo promissor de pesquisa e moralmente aceitável.
Há três possibilidades de extração das células-tronco. Podem ser