Estudo químico do solo
UNIFIMES
Solo
Disciplina: Química Tecnológica
Turma: Engenharia Civil Período: 2º B
Prof. (as): Beatriz R. Freitas
Acadêmicos: Carlos Vinicius
Luan Oliveira
Mineiros
2013
Estudo químico do solo O estudo e a caracterização dos parâmetros físicos e químicos do solo constituem uma metodologia de trabalho essencial na realização de levantamentos das comunidades vegetais, que ocorrem numa determinada área. O sistema solo está constantemente em atividade química, onde inúmeras reações se processam ao mesmo tempo dentro de cada uma de suas fases (sólida, líquida e gasosa), entre elas e delas com o ambiente. Devido a sua alta reatividade, a maioria dos fenômenos químicos ocorre nas partículas menores do solo, chamada fração coloidal. Os coloides do solo, que compreendem as partículas com diâmetro entre um mícron e um nanômetro, são compostos principalmente pelas argilas do solo e pela fração mais reativa da matéria orgânica (ácidos húmicos e fúlvidos). Partículas menores que um nanômetro são chamadas de solutos e compreendem as moléculas de tamanho médio a pequeno, os íons e os átomos. A fração coloidal do solo é bastante heterogênea, pois é constituída de diferentes espécies de minerais e materiais orgânicos e, ainda, está no solo em meio a partículas maiores, como a areia. Mas, mesmo assim, não deixa de expressar suas características químicas. (GATIBONI Luciano Colpo, UFSM).
Poluição do Solo
A poluição do solo pode definir-se como a presença de substâncias que têm uma ação nociva na saúde do homem, nos recursos biológicos, e nos ecossistemas.
A poluição pode dar-se devido ao carácter receptor dos solos, que se encontram em equilíbrio com a litosfera, a hidrosfera e a atmosfera, ou pela ação direta de seres vivos que podem romper o seu equilibro físico e químico.
O solo, como todos os ecossistemas, possui uma capacidade de auto - depuração que é devida à atividade biológica dos microrganismos, à atividade química,