C Lulas Tronco
ÍNDICE
1. Resumo
2. Introdução
3. Objetivos
4. Metodologia
5. Significado de células tronco
RESUMO
Célula-tronco é um tipo de célula com duas capacidades especiais: a de se transformar em, outros tipos de células, incluindo as do cérebro, coração, ossos, músculos e pele, o que torna diferente das demais, que só podem trazer parte de um tecido específico (por exemplo: células epiteliais não constituem nada além de pele); e a de poder gerar cópias idênticas de si mesmas. Por causa dessas capacidades, as células-tronco estão sendo muito pesquisadas, pois o intuito é usá-las como células substitutas em tecidos lecionados ou doentes, como nos casos de Alzheimer, Parkinson e doenças neuromusculares em geral, ou ainda no lugar de células que o organismo deixa de produzir por alguma deficiência, como no caso de diabetes. Tudo parece perfeito, no entanto, há um agravante: alguns tipos de células-tronco só são encontrados em embriões, o que gera sérios problemas de ordem ética e religiosa, afinal, entre outras coisas, ainda não se tem certeza se o uso de células embrionárias pode causar tumores nos pacientes, e os grupos que se opõem entre eles a Igreja, afirmam que a técnica envolve a morte de um ser humano, apesar de ainda em estado embrionário.
INTRODUÇÃO
A produção de diferentes tipos de células tronco em laboratório e sua utilização para recuperar tecidos ou órgãos lesados está deixando de ser um sonho. Estudos com células tronco vêm demonstrando que elas podem se diferenciar em todos os tipos celulares presentes em um organismo adulto.
Mesmo os detalhes éticos e religiosos sobre o uso de células tronco retiradas de embriões perderam o sentido, com a descoberta de que essas células existem em indivíduos adultos e mentem sua capacidade de diferenciação.
Este trabalho mostrará o que são células-tronco, os diferentes tipos, o estudo de células tronco