C LULAS TRONCOS
Células são pequenas estruturas que compõem todo nosso corpo. Cada órgão, cada tecido, é formado por essas pequenas estruturas. Elas são bastante completas apesar de serem pequenas, possuem membrana, núcleo, dentre outras estruturas, porém para cada parte do corpo, é necessário um determinado tipo de célula.
Já as células-tronco são um tipo diferenciado de célula. As células-tronco são células indiferenciadas com capacidade de autorrenovação e de diferenciação em diversas categorias funcionais de células, ou seja, as células-tronco têm a capacidade de se transformar e dividir em qualquer célula do corpo humano que tenham característica de uma mesma linhagem. Elas são capazes de se renovar por meio da divisão celular mesmo após longos períodos de inatividade e induzidas a formar células de tecidos e órgãos com funções especiais.
Diferente de outras células do corpo, como as células musculares, do sangue ou do cérebro, que normalmente não se reproduzem, as células-tronco podem se reproduzir várias vezes, isso significa que a partir de uma célula-tronco é possível formar outras milhares de células. Outra característica importante da célula-tronco é que ela consegue gerar células maduras de um tipo de tecido, diferente do qual ele foi tirado.
TIPOS DE CÉLULAS TRONCOS EXISTENTES
As células podem se classificar de acordo com tipo de células que podem gera:
Totipotentes: podem produzir todas as células embrionários e extra embrionárias;
Pluripotentes: podem produzir todos os tipos celulares do embrião, menos placenta anexos;
Multipotentes: podem produzir células de várias linhagens;
Oligopotentes: podem produzir células dentro de uma única linhagem;
Unipotentes: produzem somente um único tipo celular maduro.
Porém as células-tronco costumam ser classificadas em três principais tipos:
Células-tronco embrionárias são aquelas que formam o interior do blastocisto, no período de 4 a 5 dias após a fecundação, que dará origem a tecidos e órgãos necessários