C Lulas Tronco
Resumo: Diversos estudos tem sido realizados no Brasil e no mundo para que haja maior entendimento sobre as células-tronco, já que pode se tratar da cura de diversas doenças. As células-tronco são células indiferenciadas e não especializadas com as características de auto-renovação ilimitada, ou seja, de gerar células iguais a si mesmas durante toda a vida e também diferentes tipos celulares com funções específicas. Dentre as células tronco estudadas, as que mais intrigam os cientistas são as células-tronco embrionária, As células-tronco embrionárias são definidas por sua origem, e são derivadas do estágio do blastocisto do embrião. O blastocisto corresponde às células entre o quarto e quinto dias após a fecundação, mas antes ainda da implantação no útero, que ocorre a partir do sexto dia. O blastocisto compreende cerca de 150 células. A célula-tronco embrionária apresenta grande plasticidade. A propriedade de plasticidade refere-se à capacidade da célula em originar diferentes tipos de tecidos. Devido a sua grande plasticidade, as células-tronco embrionárias têm sido vistas como a melhor fonte de células reconstituidoras de qualquer tecido do corpo humano.
Palavras Chaves: Célula- tronco, células-tronco embrionárias, blastocisto.
1. Introdução:
A segunda metade do século XX marca o início de uma nova era para as ciências da vida. A decodificação da molécula de DNA ensejou descobertas, achados, avanços e um contínuo desenvolvimento no mundo científico. A biologia, associada a química e a medicina, deu início ao que se chama hoje de biologia molecular . (ROCHA, 2008).
As conquistas biomédicas estão sempre em evolução, chegando em seu ápice, quando foi oficialmente anunciados pela comunidade científica procedimentos de clonagem e experimentos envolvendo células-tronco embrionárias humanas. (ROCHA, 2008).
As primeiras pesquisas em células-tronco foram realizadas em 1960, porém somente em meados de 1970 esses estudos começaram a se