C Lula Tronco
Introdução:
Células-tronco
Elas são de diversos tipos e um verdadeiro tesouro, pois podem originar outros tipos de células e promover a cura de diversas doenças como o câncer, o Mal de Alzheimer e cardiopatias. São células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células. Resumindo: as células-tronco, também conhecidas como células-mãe ou, erradamente, como células estaminais, são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras.
Célula Tronco
O tema célula tronco tem estado constantemente presente não só no meio acadêmico, mas também nos meios de comunicação e na sociedade em geral. De fato, este é um tema instigante, que traz muitas perspectivas para os campos da medicina regenerativa, biologia celular e biologia do desenvolvimento.
O que são Células Tronco?
As células tronco são células indiferenciadas, ou seja, células não especializadas, que podem ser definidas por duas propriedades peculiares: auto renovação e potencial de diferenciação. A auto renovação é a capacidade que as células-tronco têm de proliferar, gerando células idênticas à original (outras células-tronco). O potencial de diferenciação é a capacidade que as células-tronco têm de, quando em condições favoráveis, gerar células especializadas e de diferentes tecidos. De acordo com seu potencial de diferenciação, as células-tronco são classificadas em três níveis diferentes: células totipotentes, pluripotentes e multipotentes.
Tipos de Células tronco:
Totipotentes - podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias;
Pluripotentes - podem produzir todos os tipos celulares do embrião;
Multipotentes - podem produzir células de várias linhagens;
Oligopotentes - podem produzir células dentro de uma única linhagem;
Unipotentes - produzem somente um único tipo celular maduro.
Função:
Uma das principais aplicações é produzir células e