B cereus
De acordo com a nutricionista da empresa; todos os produtos utilizados para o preparo dos alimentos possuem nota fiscal e rótulo que identifica sua origem, e também são verificados nos mesmos o prazo de validade, sua integridade e limpeza da embalagem, sua aparência, cor, aroma, textura e nome e endereço do fabricante. Durante a visita, notou-se que os entregadores usavam uniformes limpos, e o local onde é feito o recebimento é protegido de sol, chuva. Porém, de acordo com a portaria 2619/11; o recebimento de alimentos deve ocorrer, também, em local protegido de poeira e livre de resíduos e materiais inservíveis, e o local de recebimento é feito com acesso direto a rua, possibilitando a entrada de poeira. Este mesmo local, também é o de saída de resíduos e matérias inservíveis, porém feitos em dias separados.
Os produtos permanecem na área de recebimento o tempo necessário para a realização das atividades relacionadas com a avaliação e conferência das mercadorias (nenhum alimento permanece armazenado na área de recebimento), são inspecionados no momento da recepção, considerando o padrão de identidade e qualidade definida. Logo em seguida são encaminhados para as áreas destinadas ao armazenamento, respeitando sempre as normas da portaria 2619/11.
Foi ressaltado pela mesma nutricionista que raramente os produtos recebidos se encontram fora da validade ou danificados, mas quando acontece; são devolvidos para a troca. E os produtos que estão próximos de serem vencidos são usados na produção, ou distribuídos aos funcionários. Quando o produto expira sua data de validade, e não há como ser aproveitado, é jogado fora.
2 – ARMAZENAMENTO
Foi constatado que os alimentos são armazenados em locais limpos, livre de pragas, protegidos da incidência de raios solares, separados dos alimentos que exalam odores e de todos os materiais de limpeza, higiene, perfumaria e outros produtos químicos. São devidamente identificados e organizados na forma PEPS