filosofia
Resumo: O presente artigo discute a compreensão coetânea sobre a ética da virtude que foi desenvolvido através de uma crítica da ética do dever. Para isso, Constitui distinções e comparações com a finalidade de guiar a conduta do homem e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade. Esta compreensão está comprometida com a leitura semântica de Hooft.
Palavras-Chave: ÉTICA, VIRTUDE, DEVER, MORAL.
Abstract: This article discusses the contemporary understanding of the ethics of virtue which was developed through a critical ethics of duty. For this reason, constitutes distinctions and comparisons with the purpose of guiding the conduct of man and teach the best way to act and behave in society. This understanding is committed to reading semantics of Hooft.
Key Words: ETHICS, VIRTUE, DUTY, MORAL.
Introdução
Inicialmente, antes de abordar sobre a ética do dever e a ética da virtude faz-se necessário uma breve explanação sobre o que é ética e moral que fazem parte do tema que será abordado.
No contexto filosófico, ética e moral possuem significados diferentes. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral,