microbiologia
ASSINALE A ALTERANATIVA CORRETA
1 - Houve um Surto causado por canjica no refeitório do Hospital Universitário, cujo alimento incriminado foi a canjica, cujo processamento seguiu as seguintes etapas:
O milho para canjica marca “Pororoca” foi lavado e colocado de molho no sábado a noite (06/02).
. No domingo (07/02), pela manhã, foi posto para cozinhar em caldeirão, tendo sido acrescentado leite pausterizado “Vacapura” (chega em latões), coco ralado “Muito Bom”, amendoim da “Energético” e açúcar.
O início do cozimento foi às 11:00 horas e o término mais ou menos às 15:00 horas (entre 3 a 4 horas de cozimento em caldeirão grande). Depois de aberto o caldeirão, a canjica foi passada para três panelas de alumínio para esfriar, permanecendo em temperatura ambiente na cozinha.
As funcionárias não recordam a hora exata em que as panelas foram levadas à câmara-fria, acreditando ter ficado em temperatura ambiente, por um período de 4 a 7 horas.
Na segunda-feira (08/02), ao retirar as panelas da câmara-fria observaram que a canjica não estava bem gelada, "estava um pouco morna”, quando a levaram para o refeitório como sobremesa (almoço das 11:00 às 13:00 horas).
Após 4 horas a maioria dos estudantes começou apresentar náuseas e vômitos.
A partir destas informações as seguintes alternativas são corretas:
I – Considerando que o milho é um alimento rico em amido, o provável agente etiológico pode ser o Bacillus cereus.
II – O período de incubação de 4 horas, o tipo de alimento envolvido e os sintomas(náuseas e vômitos) sugere a síndrome emética causada pelo Bacillus cereus.
III- A síndrome emética pelo Bacillus cereus é uma intoxicação causada pelo consumo de toxina pré-elaborada no alimento.
São corretas as seguintes informações:
( ) I
( ) II e II
( ) I, II e III
2- Considerando o surto no refeitório do Hospital Universitário, foi identificado os seguintes pontos críticos no