Ame´rica Colonial
Disciplina: América Colonial
Professor: Lyra
Aluno: Jefferson Vieira
Analise as principais hipóteses que buscam explica o declínio da sociedade Maia e a sua estrutura política, religiosa e econômica.
O povo maia foi organizado numa sociedade agrária, mas urbanizada, por conta das construções das suas cidades e a grandiosidade arquitetônica presente nos seus templos, palácios e tumbas reais. Sua alta sociedade era ordenada por reis e sacerdotes, que se ocupavam dos diversos ritos sagrados para agradarem ao panteão de deuses por sua crença politeísta ligada à natureza e ao trabalho. O povo maia pede ajuda aos deus nas mais diversas situações: desde a previsão de uma boa colheita, à vitória em alguma batalha que aconteceria.
Na política acredita-se que o governo maia fosse uma teocracia de caráter hereditário. Abaixo da realeza, em classe de elite temos, militares e sacerdotes. Estes últimos formavam “ala sábia”, devido aos seus conhecimentos científicos. O elo nobre entre rei, sacerdotes e militares, nesta ordem de influência, especialmente os dois primeiros, estabelecendo um meio de manipulação das massas. O rei mantém-se pelo poder da crença por sobre o seu povo. Na base dessa sociedade estão as ciências exercidas pelos sacerdotes, detentores dos saberes físicos e matemáticos da astronomia, responsáveis pela criação do calendário (necessidade imposta pela prática da agricultura intensiva) e previsão dos movimentos astrais, como, por exemplo, os eclipses do sol e da lua (“mágica” ou castigo dos deuses aos olhos da população).
Os motivos para o declínio dessa sociedade seriam as guerras internas, invasão estrangeira, surtos de doenças, dependência da monocultura, degradação ambiental e mudanças climáticas. É provável que o verdadeiro motivo seja combinação destes e de outros fatores. Outro fator seriam os indícios de anomalias climáticas perto do fim do período Clássico, o que dá crédito à idéia de que intensas secas tiveram papel fundamental na