receptor de áudio e vídeo
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ANALÓGICA
Novo Hamburgo, 26 de junho de 2012.
Introdução
Este trabalho consiste no projeto de desenvolvimento de um Receptor de Vídeo e Áudio que demodula um sinal proveniente de um canal de televisão.
Cada parte do projeto foi construído separadamente, e será apresentada neste trabalho em separado, tendo em vista as dificuldades encontradas na simulação dos circuitos propostos.
Neste projeto será feito um receptor de TV. Nele há um filtro de AM, amplificador de sinal, detector de envelope e por final envia um sinal senoidal à TV.
O trabalho foi feito em módulos, onde cada parte do trabalho foi equacionada e analisada em separado.
Desenvolvimento do Circuito
Para a execução deste trabalho foram utilizados dois sumuladores de circuito, o LTSpice e o Multisim11.
O circuito foi desenvolvido com base no modelamento Colpitts. Como pode ser observado no diagrama de blocos da sequência:
O primeiro passo do circuito é o oscilador Colpitts. Como com qualquer oscilador, a amplificação do componente ativo deve ser ligeiramente maior do que a atenuação do divisor de tensão capacitivo, para se obter um funcionamento estável. Assim, um oscilador Colpitts usado como um oscilador de frequência variável (VFO) obtem um melhor desempenho quando uma indutância variável é utilizada para a sintonização, se opondo a dois capacitores.
O sinal que é feito através de AM, no qual o sinal é enviado por uma portadora de 57Mhz, o sinal é modulado dentro do filtro para uma frequência intermediária. Conforme a figura abaixo:
Após a passagem do filtro o sinal entra no detector de envelope que lê a alta frequência do sinal modulado, transformando-o em uma senoide. A frequência e a fase da portadora são mantidas constantes. Matematicamente, é uma aplicação direta da propriedade de deslocamentos em frequências da transformada de Fourier, assim como da propriedade da