Descrição das obras: de Marília de Dirceu, Cartas Chilenas, Glaura, O Uraguai e Caramuru
Professora: José Manoel Sanchez
Acadêmica: Lélia Meneses da Silva Período: 5º Data: 26/03/2013
Ler e citar como o autor descreve as obras: de Marília de Dirceu, Cartas Chilenas, Glaura, O Uraguai e Caramuru
1ª Marília de Dirceu: Ele visa à mulher como aquela perfeita para casar, mas não aquela que você já ame, mas daquela mulher perfeita para você poder amar pelas suas características, singela, ingênua, e foi escrito com esse objetivo. há a refinada simplicidade neoclássica: uma dicção aparentemente direta e espontânea, cheia de imagens graciosas e de alegorias mitológicas; um ritmo agradável, suavizado pelos versos curtos o artificialismo desse aparato retórico é contrabalançado pelos reflexos autobiográficos e pelos elementos da paisagem e da realidade mineira. “Marília de Dirceu” é um dos livros mais lidos na história da Literatura Brasileira.
2ª Carta Chilena: O autor a descreve como um documento muito importante tanto criticamente quanto no valor social da época da mineração de extrema importância principalmente para Minas Gerais, pois traduz uma reação dos nativos ao governo. É uma obra satírica, constituindo poema truncado e inacabado, na qual um morador de Vila Rica ataca a corrupção do Governador Luís da Cunha Menezes. Aponta as irregularidades de seu governo, configurando o ambiente de Vila Rica ao tempo da preparação política da Inconfidência Mineira. Em julho deste ano de 1878, Cunha Menezes deixaria o governo de Minas, em favor do Visconde de Barbacena.
3ª Glaura: Este é um poema erótico que relata os diferentes processos técnicos de composição. É como se a mesma fosse uma relação de sentimento entre o autor e o leitor com o retrato da mulher amada, seus processos até a morte dela. E assim aparece à exaltação da fauna e flora e da natureza brasileira que é o