Arcadismo brasileiro
8.1.ORIGEM:
Arcadismo vem da palavra arcádia, região da Grécia Antiga, formada por pastores que passavam o tempo vago cultivando a boa poesia. Além de passatempo, fazer versos era também um divertimento.
Os pastores viviam a céu aberto, em contato com a natureza no campo. Seus trabalhos eram baseados na simplicidade, no amor, na harmonia, longe dos tumultos da cidade.
Os árcades foram buscar inspirações para seus trabalhos nessa região. Eles estavam cansados do estilo floreado, cheio de metáforas, comparações e misticismo do Barroco. Preferiam as coisas mais simples, inclusive adotaram nome de pastores como Dirceu, Glauceste, etc.
O Arcadismo, também conhecido por Neoclassicismo, baseou-se nos clássicos gregos e latinos. Horário, Teócrito, Virgílio foram indispensáveis à nova escola.
O Arcadismo originou-se na Itália, mas a França espalhou a corrente no mudo todo. Tinha por base combater os excessos do estilo Barroco. Desejavam cultivar um estilo mais suave, mais harmônico, mais simples. A língua passou a ser bem mais trabalhada, os textos mais perfeitos, uma verdadeira volta ao clássico.
A fundação das academias contribuiu muito para esta volta ao clássico. Nela os árcades procuravam aperfeiçoar ainda mais o estilo e ampliavam a cultura, pois procuravam ter uma visão geral das ciências, porém como os programas eram extensos e os acadêmicos escolhidos mais por base de amizade que talento, fizeram que elas desaparecessem.
Em 1690 foi fundada a Arcádia Romana e em l756 a Arcádia Lusitana ou Ulissiponense. Os membros adotavam nome de pastores antigos. Fala-se também numa academia ultramarina fundada por Cláudio Manuel da Costa em Vila Rica (MG) . Fato duvidoso.
8.2.ARCADISMO EM PORTUGAL ( 1756-1825):
As primeiras manifestações de reações contra o Barroco português, ocorreram no reino de D. João V no meado do séc. XVIII. Foram os "estrangeirados" que difundiram a idéia do Iluminismo, começando às pequenas mudanças.
O