Trabalho 2
De
Português
NOME:Felipe Lopes de Oliveira
Prof: Betânia
Trovadorismo
O Trovadorismo se manifestou na Idade Média , período este que teve início com o fim do Império Romano (destruído no século V com a invasão dos bárbaros vindos do norte da Europa ),e se estendeu até o século XV , quando se deu a época do Renascimento. Quanto ao contexto cultural e artístico , podemos afirmar que toda a Idade Média foi fortemente influenciada pela Igreja , a qual detinha o poder político e econômico , mantendo-se acima até de toda a nobreza feudal.
Na arquitetura , toda a produção artística esteve voltada para a construção de igrejas , mosteiros , abadias e catedrais , tanto na Alta Idade Média , na qual predominou o estilo romântico , quanto na Baixa Idade Média , predominando o estilo gótico. Assim, em virtude do aspecto que apresentavam, as cantigas se subdividiam em:
Cantigas de amor
Cantigas de amor o sentimento oriundo da submissão entre o servo e o senhor feudal transformou-se no que chamamos de vassalagem amorosa , preconizando , assim , um amor cortês. Nesse cenário , a mulher é tida como um ser inatingível , à qual o cavaleiro deseja servir como vassalo.
Cantigas de amigo
Diferentemente da cantiga de amor , na qual o sentimento expresso é masculino , a cantiga de amigo é expressa em uma voz feminina , embora seja de autoria masculina , em virtude de que naquela época às mulheres não era concedido o direito de alfabetização. Tais cantigas tinham como cenário a vida campesina ou nas aldeias , e geralmente exprimiam o sofrimento da mulher separada de seu amado ( também chamado de amigo ) , vivendo sempre ausente em virtude de guerras ou viagens inexplicadas.
Cantigas satíricas
De origem popular , essas cantigas retratavam uma temática originária de assuntos proferidos nas ruas , praças e feiras. Tendo como