Trabalho 2
Trabalho realizado por:
Ana Rita Lopes Simões, n.º 55764
Gustavo André dos Santos Lopes, n.º 55741
Jorge Miguel Valente Beira, n.º 55770
Ricardo Rúben dos Santos Aires, n.º 55750
Lisboa, Abril de 2005
1. Resumo
Este segundo trabalho laboratorial consiste no estudo da miscibilidade de alguns compostos químicos. Para isso utilizámos nove tubos de ensaio contendo cada três deles um composto desconhecido identificado por uma letra: X, Y ou Z. Os três compostos eram o etilenoglicol, o hexano e o éter dietílico. Efectuaram-se todas as combinações possíveis entre estes três compostos e três solventes: a água, o tetracloreto de carbono e o metanol, obtendo resultados distintos em cada um dos tubos. Foi também utilizado corante alimentar para as diferentes fases entre os compostos ficarem mais visíveis a olho nu. A partir dos resultados pudemos identificar os compostos inicialmente desconhecidos tendo em conta os resultados de miscibilidade com os três solventes. Para além destes ensaios de miscibilidade, efectuaram-se duas dissolulções: uma endoentálpica e outra exoentálpica. Colocaram-se, em dois tubos de ensaio distintos, cloreto de amónio e cloreto da cálcio e adicionou-se um pouco de água destilada.
Foram sentidas e registadas as alterações de temperatura em cada um dos tubos. No final do trabalho foram comparados os resultados experimentais com os resultados teóricos.
2. Objectivo
O objectivo deste trabalho é identificar os três compostos desconhecidos (X, Y e Z) através de ensaios de miscibilidade e da análise das forças intermoleculares e também verificar experimentalmente que as variações de estado de entropia afectam a miscibilidade de alguns compostos.
3. Resultados Experimentais
3.1. Dissolução dos sais CaCl2 e NH4Cl
NH4Cl NH4+ (aq) + Cl- (aq)
Ao dissolver o cloreto de amónio em água verificou-se uma clara diminuição da temperatura.
A reacção é endotérmica. CaCl2