Apostila Literatura
(2º Bimestre)
Elaboração: Thiago Nascimento
O ARCADISMO
O Arcadismo, também conhecido como Setecentismo ou Neoclacissismo, é o movimento que compreende a produção literária brasileira na segunda metade do século XVIII, no continente europeu, durante uma época de ascenção da burguesia de seus valores sociais, políticos e religiosos.
Esta escola se se caracterizava pela valorização da bucólica e dos elementos da natureza, com isto desprezando a vida nos grandes centros urbanos e toda a vida agitada. O nome desta escola literária se originou de uma região grega chamada Arcádia (região do sul da Grécia), por sua vez, nomeada em referência ao semideus Arcas (filho de Zeus).
Profundas mudanças no contexto histórico mundial caracterizam o período, tais como a ascenção do Iluminismo, que pressupunha o racionalismo, o progresso e as ciências. Na América do Norte, ocorre a Independência dos Estados Unidos, em 1776, abrindo caminho para vários movimentos de independência ao longo de toda a América, como foi o caso do Brasil, que prsenciou inúmeras revoluções e inconfidências até a chegada da Família Real em 1808.
Ao passo que os textos produzidos no período convencionado de Quinhentismo sofreram influência direta de Portugal e aqueles produzidos durante o Barroco, da cultura espanhola, os do Arcadismo, por sua vez, foram influenciados pela cultura francesa devido aos acontecimentos movidos pela burguesia que sacudiram toda a Europa (e o mundo Ocidental).
ARCADISMO NO BRASIL
No Brasil, o arcadismo chega e desenvolve-se na segunda metade do século XVIII, em pleno auge do ciclo do ouro na região de Minas Gerais. É também neste momento que ocorre a difusão do pensamento iluminista, principalmente entre os jovens intelectuais e artistas de Minas Gerais. Desta região, que fervia culturalmente e socialmente nesta época, saíram os grandes poetas.
Nesse