jrjrjrjrj

929 palavras 4 páginas
2 Campos Elétricos

2-1 O que é física
No capítulo anterior vimos como determinar a força elétrica exercida sobre uma partícula 1 de carga
+q 1 quando a partícula é colocada nas proximidades de uma partícula 2 de carga +q 2 . Resta, porém uma pergunta intrigante: como a partícula 1 “sabe” que existe a partícula 2?

Um dos objetivos da Física é registrar observações a respeito do nosso mundo, como o módulo e a orientação da força que a partícula 2 exerce sobre a partícula 1; outro é explicar essas observações. Um dos objetivos desse capítulo é explicar o que acontece quando uma partícula sobre os efeitos de uma força elétrica.

Podemos dizer que a partícula 2 cria um campo elétrico no espaço que a cerca. Quando a partícula 1 é colocada em um ponto qualquer desse espaço a partícula “sabe” que a partícula 2 existe porque é afetada pelo campo elétrico que a partícula 2 criou nesse ponto.
Assim, a partícula 2 afeta a partícula 1 não através de um contato direto, mas através de um campo elétrico produzido pela partícula 2.

2-2 Campos elétricos
A temperatura, ou a pressão, tem um valor definido em todos os pontos de uma sala.
A distribuição de temperaturas é chamada de campo de temperatura. A distribuição de pressão pode ser definida por um campo de pressão. Tempeturatura e pressão são grandezas escalares. Seus campos são então campos escalares.
O campo elétrico é um campo vetorial. Associamos um vetor para cada ponto de uma região em torno de um objeto eletricamente carregado, como um bastão de vidro.

Na figura ao lado uma carga (positiva) de prova

q0 é

usada para medir a intensidade da força eletrostática no ponto P. Definimos o campo elétrico no ponto P produzido pelo objeto (bastão nesse caso) através da equação

Fonte: PLT 709.

A unidade de campo elétrico no SI é o newton por coulomb (N/C). A
Tabela 22-1 ao lado mostra os campos elétricos associados a alguns objetos. 2-3 Linhas de campo elétrico

As linhas de

Relacionados