Resumo Superdicas
Neste livro Polito apresenta de maneira objetiva e através de uma linguagem clara e simples sessenta super dicas para se dar bem em apresentações, situações formais ou mesmo em conversas do dia-a-dia.
Dica 1: “Aprenda a conversar”
Saber fazer as perguntas certas, na hora exata é um importante passo para se ter sucesso na comunicação;
Dica 2: “Seja bem humorado”
Ser bem humorado significa aproveitar bem as informações da própria circunstância para torná-las engraçadas - sem bancar o palhaço. Quem age assim torna-se agradável e querido.
Dica 3: “Demonstre que está brincando”
Ao se fazer brincadeiras é imprescindível deixar sempre claro que se está brincando, para evitar confusão.
Dica 4: “Não se leve muito a sério”
Isso significa revelar com bom humor e irreverência fatos ou características pessoais que, por vaidade ou medo da crítica, normalmente as pessoas escondem.
Dica 5: “Saiba contar histórias”
Este é um recurso fantástico da comunicação, porém, as mesmas devem ser curtas e pronunciadas de vez em quando para não cansar os ouvintes. Também deve-se selecionar aquelas mais recentes e/ou desconhecidas, ou então, no uso das mais surradas, revesti-las com uma nova roupagem.
Dica 6: “Acabe com o ‘né?’”
Usar o “né?”, ou seus agregados (“tá?”, “ok?”, “entende?”, “percebe?”) com freqüência, em quase todo final de frase, demonstra insegurança e pode irritar as pessoas e desviar a atenção delas das suas palavras.
Dica 7: “Acabe com o ‘ããããã’”
Pelo fato de o pensamento trabalhar bem mais rápido que a capacidade de pronunciar as palavras, o comunicador pode ser levado a querer preencher todas as pausas com algum tipo de som. No entanto, pensar em silêncio é uma atitude positiva e muito necessária à qualidade da comunicação.
Dica 8: “Deu branco”
Antes de tudo, deve-se manter a calma. Depois tentar