Apostila de Literatura Ensino M dio 2013
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
Professora Doutora Maria Cristina Viecili
“O importante não é estar aqui ou ali, mas ser. E ser é uma ciência delicada, feita de pequenas-grandes observações do cotidiano, dentro e fora da gente. Se não executarmos essas observações, não chegamos a ser: apenas estamos e desaparecemos.” (Carlos Drummond de Andrade)
Vamos juntos, trilhar um caminho, inegavelmente, mágico. Passaremos a você não modelos, mas lições, experiências de vida. Pretensão?
A vida pode ser mais forte e pungente a partir da porta desta sala de aula. Viver é melhor que sonhar, já disse o poeta. E o que veremos aqui é um simulacro de vida. Por isso desejamos que você seja contaminado pelo germe da inquietação. Que seja rebelde às fórmulas consagradas. Que ouse saltos sem rede de segurança. Que se deixe tomar pela paixão. Que acredite que o seu eu é o mais amplo território da possibilidade. Que saiba medir sua própria trajetória, aceitando sabiamente os limites, teimosamente querendo rompê-los. Que respeite o instante, pois a vida acontece no instante. Que se assuma com sinceridade, com humor, pois em arte não se mente: a mentira é a fabricação de uma verdade.
Queremos que você se descubra a cada novo instante em forma de renovação. E que aceite a solidão dos pensamentos no que ele tem de sagrado e purificador. Que bote a boca no mundo, sem medo de desencadear uma cadeia de gritos.
Solte-se no fluxo da linguagem e tente se descobrir nela.
TRADUZIR – SE Uma parte de mim é todo mundo: outra parte é ninguém: fundo sem fundo.
Uma parte de mim é multidão: outra parte estranheza e solidão
Uma parte de mim pesa, pondera: outra parte delira.
Uma parte de mim almoça e janta: outra parte se espanta.
Uma parte de mim é permanente: outra parte se sabe de repente.
Uma parte de mim é só vertigem outra parte Linguagem.
Traduzir