LITERATURA PORTUGUESA APOSTILA
15259 palavras
62 páginas
LITERATURA PORTUGUESA: Origens e característicasA formação de Portugal: aspectos históricos
Por circunstâncias histórico-culturais específicas, a Literatura Portuguesa nasce concomitantemente com a Nação onde se enquadra. Vejamos: a Península Ibérica, a mais Ocidental Península europeia, teve, há cerca de 10.000 anos, um papel importante no encontro de vários povos. As várias culturas ali existentes, no entanto, foram reduzidas, a partir do domínio romano e de sua imposição cultural, a um denominador comum. Esse domínio e imposição cultural aconteceram a partir do primeiro desembarque romano em 219 a.C. No século V, vários grupos bárbaros ocuparam a região ibérica e, mesmo tendo sofrido o processo de romanização, destruíram a organização política e administrativa dos romanos. A sociedade formada nesse período tinha três níveis distintos: o clero, rico e politicamente poderoso; a nobreza, detentora das terras e do poder militar; e o povo, classe sem privilégio, em sua maioria, trabalhadores do campo.
No século VII, em decorrência da invasão mulçumana, essa sociedade iria sofrer profundas modificações. O domínio árabe prolongou-se por alguns séculos, variando de acordo com as regiões e fez-se sentir com maior vigor na região sul da península. O norte jamais foi conquistado: serviu de refúgio aos cristãos que de lá organizaram as lutas da reconquista para a retomada dos territórios ocupados pelos árabes.
À medida que a reconquista progredia, a estrutura de poder e a organização territorial foram ganhando novos contornos. Leão, Castela e Aragão, reinos do Norte da Península, estenderam suas fronteiras em direção ao Sul. Ao reino de Leão, pertencia o Condado Portucalense. A origem de Portugal está ligada a esse condado e à história de dois casamentos: de Raimundo de Borgonha com Urraca e de Henrique de Borgonha com Tereza. As moças eram filhas de Afonso VI, rei que, no final do século XI, lutava pela expulsão dos mulçumanos da Península Ibérica. Os rapazes eram