atps organização
Direção: Rudi Lagemann
Produção: Luiz Leitão
Elenco: Antônio Calloni, Chico Diaz, Vera Holtz, Darlene Glória, Otávio Augusto, Fernanda Carvalho, Caco Monteiro, Bianca Comparato, Mary Sheyla, Maurício Gonçalves
Ano de produção: 2005
Duração: 92 min
Gênero: Drama
Nacionalidade: Brasil
Sinopse: O filme conta a saga da menina Maria, de 12 anos, que é vendida pela família, para um recrutador de prostitutas. Depois de ser comprada em um leilão de meninas virgens, Maria é enviada para um prostíbulo localizado numa pequena cidade, na floresta amazônica. Após meses sofrendo abusos com outras meninas, Maria consegue fugir e atravessa o Brasil na carona de caminhões. Ao chegar ao seu novo destino, o Rio de Janeiro, a prostituição coloca-se novamente no seu caminho e suas atitudes, frente aos novos desafios, tornam-se inesperadas e surpreendentes.
Apesar de Anjos de o Sol ser uma história de ficção, é baseado em acontecimentos reais, devidamente relatados na imprensa ou por ONGs (Organizações Não-Governamentais), que foi às principais fontes de pesquisa para este roteiro. Acompanha a trajetória de Maria menina de 11. Nascida numa família pobre do interior da Bahia foi vendida pelos pais para Tadeu que trabalha “selecionando” algumas para trabalhar aparentemente em casa de famílias, mas na verdade, elas são afastadas do lar para trabalhar na indústria da prostituição.
O que podemos observar que crianças e adolescentes são exploradas por redes de prostituições das quais participam pessoas que detém grande poder local, tanto poder econômico quanto político, jurídico e religioso.
Ela vai parar na minúscula cidade de Diamantina, no Amazonas, onde é recebida por Saraiva Dono de um “prostíbulo” ele comanda suas vidas e as ameaça constantemente, submetendo-as a até 30 programas em uma noite.
Após fugir novamente da cidade Maria pede carona e consegue chegar ao Rio de janeiro, onde quase entra novamente na prostituição.
As redes de exploração