A ética do estudante de direito
Ciência Política
Universidade Salgado de Oliveira
Goiânia 21 de maio de 2013
Professor: Adilson Brandão
Disciplina: Ciência Política
Turma: N5
Aluno (a): Alberto do Nascimento Teles Junior
A ética do estudante de Direito
O texto de José Nalini aborda um tema que muitas vezes divide opinião, a ética. A ética não é um dom das pessoas mais velhas, pode e deve ser um dom de todos, uma pessoa se torna ética ao longo de toda sua história de vida,
O texto expõem alguns aspectos onde o autor se considera necessário a ética, no caso, a relação com os professores, com os alunos, com a sociedade, ética dos professores, da Universidade, enfim, mais o que isso tem haver com Ciência Política ?
Pois bem, a ciência política tem por objetivo: “compreender o processo de evolução das idéias e conceitos políticos ao longo da historia, principalmente aquelas que fundamentam a modernidade”. É difícil se falar em ética numa sociedade totalmente egoísta, os exemplos que temos são de atitudes que deixam de ser éticas e passam a ser desrespeitosas. O filho que é levado a escola pelo pai, vê o mesmo usando palavras de baixo calão no transito, vê a mãe quase se matando para conseguir um vaga no estacionamento do mercado por exemplo, vê em muitos casos onde o seu professor que para o estudante é um exemplo, batendo nos alunos, vê também os alunos batendo desrespeitando os professores, o pai.
E o exemplo que temos na política, são os nossos governantes roubando, mentindo, agindo muitas vezes de má fé. A função da política em síntese é o bem comum, é fazer com que toda a sociedade esteja satisfeita.
Porem com podemos cobrar ética de todas essas pessoas, se nem nos formos éticos, se furarmos fila, se nossas atitudes muitas vezes não visam o bem comum.
Com tudo concluímos que ao longo de toda a nossa historia nos evoluímos sim, na tecnologia, no comercio, em muitas áreas, mais a vida social está estática, parece que voltamos aos tempos das cavernas, não