Coluna estratigrafica do quadrilatero ferrifero
PROSPECÇÃO E PESQUISA
Trabalho referente à Coluna Estratigráfica do Quadrilátero Ferrífero, apresentado a Escola Sepro – Sistema de Educação Profissional; como requisito parcial para obtenção do titulo de Prospecção e Pesquisa.
Orientador: Aniceto Rezende
Brumadinho
2013
SUMÁRIO
1. Introdução-----------------------------------------------------------------------------------------03 2. Coluna Estratigráfica do Quadrilátero Ferrífero e seus Respectivos Tempos Geológicos----------------------------------------------------------------------------------------04 3. Supergrupos, Grupos e Formações na Coluna Estratigráfica-----------------------05 4. Rochas Granítica, Básicas e Ultrabásicas------------------------------------------------17 5. Conclusão-----------------------------------------------------------------------------------------26
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar os conhecimentos estratigráficos do Quadrilátero Ferrífero, com os Supergrupos formados nesta região e seus respectivos Grupos e Formações, a integração dos dados geocronológicos disponíveis para o Quadrilátero Ferrífero, tanto para as sequencias sedimentares neo-arqueanas a paleoproterozóicas, como para o seu embasamento, permite deduzir, com razoável precisão, os intervalos de sedimentação destas sequencias; é apresentado também as definições das Rochas Graníticas, Básicas e Ultrabásicas.
2. COLUNA ESTRATIGRÁFICA DO QUADRILÁTERO FERRÍFERO E SEUS RESPECTIVOS TEMPOS GEOLÓGICOS
O Quadrilátero Ferrífero ocupa uma área de 7.200km2 na porção central do estado de Minas Gerais e é considerado uma das mais importantes províncias minerais do Brasil devido as suas jazidas de ouro, ferro, manganês, topázio imperial e bauxita.
Datam do século XIX trabalhos publicados sobre o Quadrilátero Ferrífero por precursores como Eschwege, Gorceix e Derby. No entanto, foi por meio de convênio firmado entre os governos dos EUA e do Brasil