Passo inicial de análise microbiológica: coleta, transporte e diluição das amostras
Disciplina: Microbiologia de Alimentos Turno: Matutino
Série: 4°
Turma: M2
Passo inicial de análise microbiológica: coleta, transporte e diluição das amostras.
Venda Nova do Imigrante, 24 de abril de 2013.
Introdução
Além da identificação do tipo do microrganismo de um meio, também é importante em alguns casos sua quantificação. Como exemplo de casos em que a quantificação de microrganismos torna-se importante, pode-se citar: quantificação da população de microrganismos da água e alimentos para avaliar a qualidade microbiológica dos mesmos, na análise da eficiência de agentes antimicrobianos ou a eficácia de práticas higiênco-sanitárias para se verificar a população sobrevivente ao tratamento (ANDRɹ, RECIFE²,SOUSA³,2011). Esse processo é importante, pois a diluição é o primeiro passo da maioria das análises microbiológicas, e é um processo que reduz a concentração de uma substância em uma solução.
Para que o número de microrganismos presente na amostra de alimento analisada seja adequadamente quantificado é necessário diluir a amostra, quando há um baixo número de diluições a placa terá altas contagens microbianas que inviabilizam a observação do resultado já o alto número de diluições pode resultar em baixas contagens microbianas que inviabilizam a observação do resultado.
A diluição seriada é uma técnica simples e muito favorável quando se deseja saber quantas unidades formadoras de colônias (ufc) existem em uma suspensão bacteriana. Esta técnica é bastante útil para a recuperação de micro-organismos presentes em água, solo, sedimento e alimentos, bem como outros substratos similares. Esta diluição é baseada em outra técnica chamada Diluição Decimal, a qual consiste em uma substancias que tem o seu volume final de solução diluída na base 10.
Essa pratica teve como objetivo a quantificação de colônias formadas a partir de diluição seriada, tendo como base que quanto maior for o nível de diluição, menor será a