A VULNERABILIDADE DA MULHER NEGRA DE BAIXA RENDA
A VULNERABILIDADE DA MULHER NEGRA DE BAIXA RENDA
VITORIA DA CONQUISTA
2013
A vulnerabilidade da mulher negra de baixa renda
As diferenças sejam elas de gênero, de raça, sociais, econômicas, ou religiosas, quando observadas dentro da estrutura dos serviços públicos podem se transformar em desigualdades. Na saúde pública, isso ocorre quando o atendimento oferecido à população não é equânime para os diferentes grupos. Identificar essa vulnerabilidade é uma das formas de contribuir para o aprimoramento das políticas públicas voltadas à população negra e de baixa renda e atender as políticas criadas pelo Ministério da Saúde em relação à saúde da população negra.
A saúde integral da mulher, segundo o Ministério da Saúde pressupõe a compreensão dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos como direitos humanos, considerando a diversidade e as necessidades específicas da população feminina.
Dessa forma, para que seja possível o Ministério da Saúde na sua Política Nacional de
Atenção Integral à Saúde da Mulher, é preciso levar em consideração que: er atenção integral à mulher, comopreconiza o Ministério da Saúde na sua Política Nacional de atenção integral á saùde da mulher negra. È preciso levae em conta que a atenção que a atenção integral á saùde da mulher compreende o atendimento a partir do seu contexto de vida, do momento em que apresenta determinada demanda, assim como de sua singularidade e de suas condiçõe enquanto sujeito caapaz e responsàvel pelos seus ato
Segundo informaçõs do ministèrio da saùde,a maioria das mullheres negras encontra-se abaixo da linha de pobreza. A taxa de analfabetismo è o dobro das mulhers brancas, que possue mesnos acesso aos serviços de saùde de qualidade e a assistência a obstetrìcia, seja durante o prè-natal, durante o parto ou no puerpèrio, repetindo-se na atenção ginecològica.
No ano de 2003 ,