VIOLÊNCIA NO BRASIL: BREVE REFLEXÂO
1860 palavras
8 páginas
Conceito de Violência: A violência é um fenômeno social. Embora ela se expresse de formas diferentes em cada período histórico. Na contemporaneidade a violência aparece em todos os contextos e esferas da vida em sociedade. Seja na intimidade familiar, nas relações interpessoais, até aos espaços urbanos. Enfim disseminada, fazendo vítimas e minando as expectativas, para muitos, de uma vida saudável. A OMS em relatório oficial conceitua a violência como: “... uso intencional da força física ou do poder real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha qualquer possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação”. OMS, 2002. Talvez esse conceito não abarque todos os lados do fenômeno por ser este multicausal, mutidederminado, afetando a tudo e a todos. Na saúde o tema passou a fazer parte das agendas de estudos e discussões pela gravidade e impacto que assume na vida dos indivíduos e nas comunidades:
“Enquanto problema de Saúde Pública, as violências e os acidentes expressam-se com alto impacto no adoecimento e morte da população, especialmente na mortalidade precoce, na diminuição da expectativa e qualidade de vida de adolescentes, jovens, adultos e idosos.
O fenômeno da violência possui causas múltiplas, complexas e correlacionadas com determinantes sociais e econômicos: desemprego, baixa escolaridade, concentração de renda, exclusão social, entre outros, além de aspectos relacionados aos comportamentos e cultura, como o machismo, o racismo e a homofobia.
O Relatório Mundial da OMS, de 2002, sobre a Violência e Saúde destaca as seguintes tipologias:
• Violência auto infligida (auto provocada): Tentativas de suicídio, suicídio, autoflagelação, autopunição, automutilação.
• Violência interpessoal: Intrafamiliar e comunitária. A violência comunitária também é denominada de violência urbana.
• Violência intrafamiliar: